MAIS SOBRE OAXACA

Você está na Cidade do México e percebeu que vai ter uns 2 ou 3 dias de sobra para conhecer outra cidade, mas não sabe ainda para onde ir? A dica é: vá conhecer a cidade de Oaxaca ou, como também é conhecida, Oaxaca de Juarez [1]. O vôo dura cerca de 1 hora e é operado por diversas agências. Eu reservei uma passagem na Volaris bastante em cima da hora e paguei algo entre 400 e 450 reais.


Oaxaca pode parecer uma cidadezinha pequena para os brasileiros, principalmente porque tudo acontece muito próximo do centro histórico, patrimônio tombado da humanidade, mas ainda assim possui uma vida cultural intensa. A primeira impressão ao chegar na cidade é a de que estamos em uma cidadezinha do interior. O zócalo, a praça central, está sempre cheio de gente de todas as idades, as crianças correm com balões super coloridos, o pessoal fica sentado conversando, tomando sorvete, comendo espiga de milho... A sensação é de que se está numa cidade repleta de vida!


É estranho pensar que a região já era assim há muito tempo. As primeiras civilizações se estabeleceram por ali a partir de cerca de 900 a.C. sob o domínio do Império Zapoteca, ao redor do Monte Albán, que atingiu seu auge entre os anos 200 e 800, chegando a possuir 40 mil habitantes. A civilização ali instalada manteve-se até o ano de 1300, quando caiu sob o domínio do Império Mixteco, assim permanecendo até a conquista dos espanhóis. Muito foi construído naquele tempo e ainda se mantêm preservado. É possível fazer passeios turísticos para conhecer o lugar que fica a cerca de 30 minutos de Oaxaca. Vale a pena ir só pela vista! Ônibus saem do centro da cidade (Rua Mina 518) de hora em hora e custam 70 pesos por pessoa, o mesmo valor da entrada para a visita.


OUTROS PONTOS TURÍSTICOS NA CIDADE DE OAXACA


Andador turístico

Macedonio Alcalá

É um calçadão só para pedestres repleto de restaurantes, bares, cafés e lojinhas. Um passeio gostoso de manhã e de noite.


Templo de Santo Domingo de Guzmán + Museo de las Culturas de Oaxaca

Macedonio Alcalá (Entre Gurrión e Berriozabal). De terça à sábado das 10h às 13h e das 16h às 18h30. Custa 70 pesos, com exceção aos domingos, que são gratuitos.

A construção do templo começou em 1570 e se deu por muitos anos. O monastério foi inaugurado em 1608 e hoje abriga o Museu de Cultura, onde se encontram peças importantes de arte pré-colombiana.

Jardín Etnobotánico

A entrada é na esquina das ruas Reforma e Constituição. De segunda à sábado das 9h às 19h, 50 pesos.

Situado atrás do complexo do Templo de Santo Domingo, encontra-se um dos jardins mais lindos que já vi. Com diversas espécies de cactos e outras plantas características do México, o jardim etnobotânico é imperdível!




Museo Textil de Oaxaca Instituto De Artes Gráficas (IAGO)

Hidalgo 917. Grátis de segunda à sábado das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 18h.

É uma casa do século XVIII restaurada que abriga a coleção de arte têxtil. Pena a loja ser tão cara...


Museo de Arte Prehispanico Rufino Tamayo

José María Morelos 503 . Fecha às terças, abre aos domingos das 10h às 15h e nos outros dias das 10h às 14h e das 16h às 19h, custa 90 pesos.

Fundado em 1974 o pequeno museu abriga peças de arte pré-hispânicas selecionadas por Olga e Rufino Tamayo por mais de vinte anos.


Centro Fotográfico Álvarez Bravo

Manuel Bravo 116. Fechas às terças, abre todos os outros dias das 9h30 às 20h, gratuito.

Localizado no Instituto de Artes Gráficas o museu é pequeno mas costuma ter boas exposições.


Museo de Arte Contemporáneo De Oaxaca (MACO)

Macedonio Alcalá 202. Fechas às terças, abre todos os outros dias das 10h30 às 20h, custa 20 pesos.

Exibições temporárias com arte mexicana e internacional. Vale a pena ficar de olho na programação, pois às vezes participam de festivais de cinema e afins.



Quer conhecer os bares e restaurantes de Oaxaca também? Acesse AQUI!



[1] O nome Juarez foi dado em homenagem a Benito Pablo Juárez García (21.3. 1806 – 18.7.1872), o primeiro indígena e também o primeiro líder mexicano a não ter passado militar, que serviu o país por 5 (!) mandatos.


#México #Oaxaca #viagem #voltaaomundo #dicasdeviajante #dicasdeviagem

0 visualização
180823_BQDMD_LOGO_TXT.png

Todos os direitos reservados

 © 2018 brinquedosdomundo

São Paulo, Brasil