O EXEMPLO DAS CRIANÇAS DA HOLANDA



Em tempos de eleições como o que estamos vivendo agora no Brasil, fica difícil escapar do assunto e eu já imagino você, leitor, dizendo: “Ah, não, política até aqui?! Isso não é assunto de criança!” Mas é aí que a gente se engana! Veja só:


A história é verdadeira, foi documentada e transmitida pela televisão em 16 de março de 1972 (ASSISTA). Ela se passa na Holanda, na cidade de Amsterdam, quando um grupo de crianças — isso mesmo, crianças! — dá início a uma discussão política para liberar uma rua do uso de carros, para que elas pudessem brincar com segurança.


Naquela época a Holanda ainda não era movida à bicicleta como é hoje (1), e o fato foi indispensável para essa transformação no país. Para você ter uma noção, em 1971, houveram 3.300 mortes por consequência de acidentes automobilísticos, sendo que cerca de 500 crianças foram atropeladas naquele ano! Isso só na Holanda...(2) O jornalista Vic Langenhoff foi um dos pais que perdeu seu filho em um acidente. Ele se viu motivado pelas crianças e escreveu o artigo “Stop de Kindermoord” (Parem com o assassinato de crianças) dando força ao movimento.


As crianças se reuniram e escreveram um documento explicando que o espaço destinado aos carros e estacionamentos ocupavam praticamente tudo, sem deixar lugar para que elas pudessem brincar. Depois saíram atrás de assinaturas e fizeram reuniões com os vizinhos e especialistas para tentar achar maneiras de diminuir o tráfego, tentando viabilizar ao menos uma rua a ser destinada somente para elas, para que pudessem exercer seu direito de brincar livremente.


Houve controvérsias, pessoas que diziam que nunca seria possível fechar uma rua ao trânsito de automóveis: “Nem pensar!”. Outras entendiam o posicionamento das crianças: “Há 25 anos nós desfrutamos de uma infância maravilhosa. Não sobrou nada daquilo para estes jovens.”



A mudança não aconteceu de uma hora para outra, foi necessário muito diálogo para a realidade se transformar. Hoje podemos dizer que aquelas crianças conseguiram alcançar seus objetivos. A Holanda atualmente é considerada o país onde as crianças possuem o mais elevado índice de bem estar (VEJA).


Essas crianças mostraram como podem participar da vida política de um país e provocar transformações importantes. No momento da atual política no Brasil, precisamos nos espelhar nelas urgentemente. Que elas sejam o nosso futuro! Estou com elas!



(1) Os dados de janeiro de 2014 são de que há 881.000 bicicletas para 799.442 habitantes no país (INDICADORES)

(2) Se a gente for falar do Brasil atualmente, então, é realmente de assustar! Segundo a organização Criança Segura, os acidentes de trânsito ainda representam a maior causa de mortes para crianças de até 14 anos. Só em 2013 houveram cerca de 1.740 óbitos.


Crédito das imagens: The Guardian (acima) e Dutch National Archive (abaixo)


#bicicleta #vadebike #ciclistasurbanos #criancasegura #criancasempoderadas #criançasempoderadas

0 visualização
180823_BQDMD_LOGO_TXT.png

Todos os direitos reservados

 © 2018 brinquedosdomundo

São Paulo, Brasil