0
marinarheingantz-site_banner.jpg

O PEQUENO COLECIONADOR

2A EDIÇÃO | 3-31.10.2020 

O Pequeno Colecionador é um grupo formado por Mariane Klettenhofer, Paula Azevedo e Artur Lescher que se propõe a pensar a arte e a experiência do brincar em suas diversas formas, histórias e culturas. O projeto teve início em 2019 com uma exposição coletiva que reuniu trabalhos lúdicos realizados por artistas e agora segue em sua segunda edição. Os brinquedos de arte podem ser vistos na íntegra na mostra que fica em cartaz na Carbono Galeria, em São Paulo, até o dia 31 de outubro.

São Paulo, Brasil, 1964

Vive e trabalha em São Paulo

O Pássaro e a Lua, 2020

Por meio deste trabalho, o artista busca desenvolver reflexões sobre luz, sombra e movimento, tendo como referência o teatro de sombras e o princípio das experiências fotográficas e do cinema.

 

Albano Afonso utiliza como inspiração para as formas recortadas em fórmica coloridas as brincadeiras de projetar sombras de animais com as mãos, neste caso a figura de um pássaro e o círculo que giram num eixo em um movimento/ciclo infinito. As sombras surgem quando o observador aponta a lanterna ou outra fonte de luz sobre a peça.

_site-albanoafonso-ref.jpg

Ponta Grossa, Brasil, 1969

Vive e trabalha em São Paulo

Urucum, 2020
 

A obra Urucum foi criada para refletir sobre a tensão existente na Amazônia, principalmente no que diz respeito ao elevado nível de desmatamento e a desconsideração com as terras indígenas, como se vem praticando no Brasil nos últimos tempos, cada vez mais intensamente. 

O artista tem a intenção de ressaltar, através deste trabalho, a importância e a necessidade da conscientização sobre a proteção da floresta e da cultura indígena brasileira.

parte do lucro será revertido para a ONG Casa do Rio (casadorio.org)

_site-alexandremazza.jpg

São Paulo, Brasil, 1978

Vive e trabalha em São Paulo

Acordo, 2020

Acordo é um objeto lúdico que convida o público a montar e desmontar um grande cubo, formado por 27 cubinhos. Cada face de cada cubo é pintada em um tom de branco diferente, todos selecionados de padrões industrializados. O quebra-cabeça tem o objetivo de desenvolver a percepção visual de quem o manipula a partir das pequenas diferenças tonais de uma mesma cor.

andrekomatsu-5.jpg
cadu-site.jpg

São Paulo, Brasil, 1978

Vive e trabalha em São Paulo

Po-ri-cli-me-no Argonauta
ou Barquinho Pop-Pop
, 2020

O carinhosamente nomeado Barquinho Pop-Pop, Toc-Toc ou Puf-Puf é um brinquedo que funciona a partir de uma caldeira, que quando aquecida, faz com que o barquinho se movimente.


Argo foi a embarcação utilizada na expedição à Cólquida em busca do Velocino de Ouro. Um dos tripulantes foi Poriclimeno, filho de Poseidon, que possuía extraordinária capacidade de se transformar em qualquer ser marinho. 


Cruzar estas duas fontes de inspiração — as aventuras da mitologia helênica e miniaturas mecânicas da virada do século XIX para o XX —, foi a intenção deste projeto. Lado a lado, a fantasia e as pequenas magias da pirotecnia fazem fluir a imaginação.

campanas-3_site.jpg

São Paulo, Brasil, 1961

Vive e trabalha em São Paulo

São Paulo, Brasil, 1953

Vive e trabalha em São Paulo

Mandacaru, 2020

As esculturas Mandacaru são objetos articulados inspirados na natureza, no folclore brasileiro e na própria infância dos irmãos Fernando e Humberto Campana, que faziam brinquedos com plantas encontradas nos arredores de sua casa, no interior de São Paulo. Desenhado com linhas orgânicas, o formato destes brinquedos colecionáveis instigam a imaginação e convidam o pequeno colecionador a fantasiar suas próprias histórias. "A proposta de Mandacaru é revisitar a nossa cultura vernacular e conectar as pessoas com a natureza."

São Paulo, Brasil, 1953

Vive e trabalha em São Paulo

Resiste, 2020
 

"O boneco João Bobo, também conhecido como João Teimoso, foi um brinquedo e personagem bastante presente na minha infância, e na de muitas gerações. Eu gostava de conversar com ele, brincar, e pra mim, ele não tinha nada de bobo. Dávamos boas risadas juntos, principalmente quando eu dava um empurrãozinho nele, ele se movimentava pra trás, e voltava a ficar em pé, me olhando, feliz com o seu reencontro com o equilíbrio."

lenoradebarros-2.jpg
lenoradebarros-1.jpg
lenoradebarros-3.jpg
_site-marciademoraes-1.jpg
fundo.jpg

São Carlos, Brasil, 1981

Vive e trabalha em São Paulo

Os encaixes e o sol, 2020

 

Os jogos de encaixes são uma grande tradição no mundo dos brinquedos infantis e de certa forma traduzem muito bem a linguagem artística de Marcia de Moraes.

 

“Nos meus desenhos feitos com grafite e lápis de cor, as zonas de cores são dispostas lado a lado, nunca são sobrepostas, assim como as peças de um jogo de encaixar.”

_site-marciademoraes-2_menor.jpg
marciaxavier-11.jpg

Belo Horizonte, Brasil, 1967

Vive e trabalha em São Paulo

S u b M a R i n O, 2020
 

S u B m A R i N O é uma experiência sensorial onde a gente vê através da água, uma visão inebriada do mundo. A lente cheia de água aumenta e desfoca ao mesmo tempo o objeto ou paisagem contemplado. Conforme mexemos a cabeça, altera-se o horizonte que divide o real da visão submarina. A água tingida de azul nos faz imaginar que estamos acordados dentro de um sonho.

marciaxavier-cao-2.jpg
_site-marciusgalan_maior.jpg

Indianopolis, E.U.A., 1972

Vive e trabalha em São Paulo

O jogo do eterno retorno (homenagem ao DJ Mendigo), 2020

O jogo consiste em um tabuleiro com 41 casas iguais, dois peões e dois dados. Em uma das faces de um dos dados se concentra a soma de todos os números de um par de dados comum (42 pontos).


Cada jogador lança os dados e assim que a face com os 42 pontos cai virada para cima, ele percorre toda a extensão do tabuleiro, voltando para a posição inicial, esperando pela próxima rodada. O jogo não tem fim, não tem ganhador, não tem perdedor.

_site-marina-1.jpg

A tartaruga tem rodinhas! Para andar com ela por aí, basta puxar a cordinha

As patinhas se escondem por baixo do casco!

_site-marina-2-musical.jpg

A tartaruga guarda um telúrio e um céu estrelado!

O telúrio é uma caixinha de música!

Araraquara, Brasil, 1983

Vive e trabalha em São Paulo

São Paulo, Brasil, 1980

Vive e trabalha em São Paulo

Xiquinha, 2020

A tartaruga feita em latão guarda um telúrio por baixo do casco. Uma surpresa ver o céu estrelado e ouvir a música que sai de dentro dessa maravilhosa criatura!
 

São Paulo, Brasil, 1967

Vive e trabalha em São Paulo

Juntos, 2020

Eu sou um brinquedo

Fui criado com muito amor

E vou te contar um segredo: 

Minha vida depende de você

Trate-me com carinho

E estarei sempre contigo.

nazareno-site-maior-.jpg

Santo André, Brasil, 1968

Vive e trabalha em São Paulo

Para até quatro jogadores, a torre dos extraterrestres vai crescendo e diminuindo conforme as estratégias são traçadas na brincadeira. Um jogo de dado, com regras e muita diversão!
 

Torre Alienígena, 2020

roberto-stelzer-site-2.jpg

São Paulo, Brasil, 1967

Vive e trabalha em São Paulo

Maquetaria, 2020

 

“Sempre que tenho uma ideia, faço desenhos
e maquetes pra não deixar escapar. Maqueteria
é um lugar para construir ideias, uma caixa-mundos. Uma plataforma para inventar histórias e brincar.”

_site-stela.jpg
  • Instagram

FOLLOW US

instagram.com/opequenocolecionador

Exposição em cartaz na Carbono Galeria

de 3 a 31 de outubro de 2020

Rua Joaquim Antunes, 59, São Paulo

segunda a sexta das 11h às 17h

sábados das 11h às 15h

Os brinquedos colecionáveis aqui apresentados devem ser manipulados somente sob a supervisão de adulto.

©opequenocolecionador

Todos os direitos reservados.

CNPJ 31.584.525/0001-45