O PEQUENO COLECIONADOR 2020
A segunda edição de O Pequeno Colecionador reuniu trabalhos inéditos criados por 13 artistas. A exposição "renova a proposta, traz novos artistas para o território da infância, onde tudo começa. As respostas mais uma vez surpreendem (...) Os brinquedos elevam-nos, fazem com que pensemos problemas concretos sob outro ângulo, percebamos que a realidade é um jogo a ser levado com inteligência e imaginação."
AGNALDO FARIAS
O Pequeno Colecionador, 2a edição, 3.10.2020 — 31.10.2020, Carbono Galeria, São Paulo (fotos Gabriela Bernd)
São Paulo, Brasil, 1964
Vive e trabalha em São Paulo
O Pássaro e a Lua, 2020
Por meio deste trabalho, o artista busca desenvolver reflexões sobre luz, sombra e movimento, tendo como referência o teatro de sombras e o princípio das experiências fotográficas e do cinema.
Albano Afonso utiliza como inspiração para as formas recortadas em fórmica coloridas as brincadeiras de projetar sombras de animais com as mãos, neste caso a figura de um pássaro e o círculo que giram num eixo em um movimento/ciclo infinito. As sombras surgem quando o observador aponta a lanterna ou outra fonte de luz sobre a peça.
Ponta Grossa, Brasil, 1969
Vive e trabalha em São Paulo
Urucum, 2020
A obra Urucum foi criada para refletir sobre a tensão existente na Amazônia, principalmente no que diz respeito ao elevado nível de desmatamento e a desconsideração com as terras indígenas, como se vem praticando no Brasil nos últimos tempos, cada vez mais intensamente.
O artista tem a intenção de ressaltar, através deste trabalho, a importância e a necessidade da conscientização sobre a proteção da floresta e da cultura indígena brasileira.
Parte do lucro será revertido para a ONG Casa do Rio (casadorio.org)
São Paulo, Brasil, 1978
Vive e trabalha em São Paulo
Acordo, 2020
Acordo é um objeto lúdico que convida o público a montar e desmontar um grande cubo, formado por 27 cubinhos. Cada face de cada cubo é pintada em um tom de branco diferente, todos selecionados de padrões industrializados. O quebra-cabeça tem o objetivo de desenvolver a percepção visual de quem o manipula a partir das pequenas diferenças tonais de uma mesma cor.
São Paulo, Brasil, 1978
Vive e trabalha em São Paulo
Po-ri-cli-me-no Argonauta
ou Barquinho Pop-Pop, 2020
O carinhosamente nomeado Barquinho Pop-Pop, Toc-Toc ou Puf-Puf é um brinquedo que funciona a partir de uma caldeira, que quando aquecida, faz com que o barquinho se movimente.
Argo foi a embarcação utilizada na expedição à Cólquida em busca do Velocino de Ouro. Um dos tripulantes foi Poriclimeno, filho de Poseidon, que possuía extraordinária capacidade de se transformar em qualquer ser marinho.
Cruzar estas duas fontes de inspiração — as aventuras da mitologia helênica e miniaturas mecânicas da virada do século XIX para o XX —, foi a intenção deste projeto. Lado a lado, a fantasia e as pequenas magias da pirotecnia fazem fluir a imaginação.
Fernando Campana
São Paulo, Brasil, 1961-2022
Humberto Campana
São Paulo, Brasil, 1978
Vive e trabalha em São Paulo
Mandacaru, 2020
As esculturas Mandacaru são objetos articulados inspirados na natureza, no folclore brasileiro e na própria infância dos irmãos Fernando e Humberto Campana, que faziam brinquedos com plantas encontradas nos arredores de sua casa, no interior de São Paulo. Desenhado com linhas orgânicas, o formato destes brinquedos colecionáveis instigam a imaginação e convidam o pequeno colecionador a fantasiar suas próprias histórias. "A proposta de Mandacaru é revisitar a nossa cultura vernacular e conectar as pessoas com a natureza."
São Paulo, Brasil, 1953
Vive e trabalha em São Paulo
Resiste, 2020
"O boneco João Bobo, também conhecido como João Teimoso, foi um brinquedo e personagem bastante presente na minha infância, e na de muitas gerações. Eu gostava de conversar com ele, brincar, e pra mim, ele não tinha nada de bobo. Dávamos boas risadas juntos, principalmente quando eu dava um empurrãozinho nele, ele se movimentava pra trás, e voltava a ficar em pé, me olhando, feliz com o seu reencontro com o equilíbrio."
São Carlos, Brasil, 1981
Vive e trabalha em São Paulo
Os encaixes e o sol, 2020
Os jogos de encaixes são uma grande tradição no mundo dos brinquedos infantis e de certa forma traduzem muito bem a linguagem artística de Marcia de Moraes.
“Nos meus desenhos feitos com grafite e lápis de cor, as zonas de cores são dispostas lado a lado, nunca são sobrepostas, assim como as peças de um jogo de encaixar.”
Belo Horizonte, Brasil, 1967
Vive e trabalha em São Paulo
S u b M a R i n O, 2020
S u B m A R i N O é uma experiência sensorial onde a gente vê através da água, uma visão inebriada do mundo. A lente cheia de água aumenta e desfoca ao mesmo tempo o objeto ou paisagem contemplado. Conforme mexemos a cabeça, altera-se o horizonte que divide o real da visão submarina. A água tingida de azul nos faz imaginar que estamos acordados dentro de um sonho.
Indianopolis, E.U.A., 1972
Vive e trabalha em São Paulo
O jogo do eterno retorno (homenagem ao DJ Mendigo), 2020
O jogo consiste em um tabuleiro com 41 casas iguais, dois peões e dois dados. Em uma das faces de um dos dados se concentra a soma de todos os números de um par de dados comum (42 pontos).
Cada jogador lança os dados e assim que a face com os 42 pontos cai virada para cima, ele percorre toda a extensão do tabuleiro, voltando para a posição inicial, esperando pela próxima rodada. O jogo não tem fim, não tem ganhador, não tem perdedor.