ARTE É BOM
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
6.10.2022-6.1.2023
A exposição Arte é bom foi realizada no MIS-SP com o intuito de atrair em especial as crianças para o museu. Apresentou mais de 25 obras participativas de artistas brasileiros. Entre instalações, objetos manipuláveis, atividades imersivas e vídeos, também reuniu obras consagradas de expoentes como Hélio Oiticica e Lygia Clark. Ao longo do percurso tudo era possível de ser experimentado, um convite aberto para brincar e reencontrar com a infância, independentemente da idade, em ambientes inusitados e instigantes.
O Pequeno Colecionador, com a colaboração de Leonardo Gallep, Mauro Tanaka, Régis Lima e Thelma Löbel, participou da exposição com a criação do L.E.L.A. [Laboratório de Experiências Lúdico-Artísticas], um espaço de encontro para imaginar, investigar e experimentar livremente. Afinal, viver nossa capacidade lúdica pressupõe beleza, mergulho, vontade, movimento... e é nessa ação, também poética, que podemos nos reconhecer e aprender no fazer.
OFICINAS DIÁRIAS
DURAÇÃO: 30 MINUTOS
CAPACIDADE: 15-25 PESSOAS
BRINQUEDOS ÓPTICOS:
TAUMATRÓPIO
O que acontece com imagens que se movimentam? Revisitaremos algumas obras contemporâneas a fim de observar como as figuras geométricas ganham aspectos diferentes quando giram. Outras imagens podem criar efeitos ainda mais inesperados quando colocados em ação, como observamos com o taumatrópio.
MECÂNICAS LÚDICAS:
CIRCUITO DE BOLINHAS
A vivência convida os participantes a explorarem diferentes soluções de circuito de corrida de bolinhas utilizando peças modulares que usam um painel perfurado como anteparo para a construção de pequenos desafios, como obstáculos e reações em cadeia.
LUTHIERIA:
INSTRUMENTOS DE SUCATA
Você já pensou em fazer instrumentos musicais com garrafa pet, lata velha, grampo de cabelo, pá de lixo, funil, mangueira de jardim, garrafão de água etc.? Essa oficina de luthieria a partir de objetos comuns e sucata proporciona experiências de sensibilização musical com noções de sustentabilidade.
O PODER DAS CORES:
PIÕES E REDEMOINHOS
Essa atividade é inspirada em dois experimentos: o disco de Newton e de Benham. Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe na nossa retina, dando a sensação de mistura. Com velocidade suficientemente rápida, o fenômeno de sobreposição ocorre, produzindo a ilusão de que o disco colorido aparenta estar esbranquiçado. Por outro lado, o disco de Benham, inteiramente preto e branco, ao girar, cria a ilusão de ser colorido.
LANTERNA MÁGICA:
PROJETAR HISTÓRIAS
A lanterna mágica ou epidascópio é a antecessora dos aparelhos de projeção modernos. Inventada no século XVII, era constituída por uma câmara escura e um jogo de lentes. A luz de uma lâmpada de azeite incorporada, por meio de um condensador, atravessava uma placa de vidro pintada com desenhos que eram projetados num lenço. Nessa oficina recriamos o aparelho com materiais simples e inventamos histórias a partir da projeção das imagens.
MÁQUINAS DESENHISTAS: POSSIBILIDADES
A oficina aborda alguns tipos de máquinas desenhistas existentes e seus diferentes usos, explorando os princípios básicos das engrenagens (especialmente a diferença de velocidade decorrente de seu diâmetro e da quantidade de dentes) para a criação de desenhos com padrões geométricos. Os participantes poderão montar seu próprio espirógrafo mecânico, pêndulos ou harmonógrafos para criar diferentes desenhos geométricos.
OFICINAS EXTRAS
DURAÇÃO: 90-120 MINUTOS
CAPACIDADE: 15-25 PESSOAS
22.10.2022 | 15-17h
CALEIDOSCÓPIO
O Pequeno Colecionador
A oficina tem início quando percorremos a exposição direcionando os participantes para duas obras: Elevador, de Marcia Xavier e Giroscópio, de Artur Lescher. Destacaremos nestes trabalhos alguns elementos específicos: o uso de espelhos ou outras superfícies refletoras, seus efeitos de luz e movimento — aspectos que se repetirão na atividade proposta e servirão de inspiração para criarmos os caleidoscópios.
5.11.2022 | 15-17h
OUTROS PLANETAS, OUTROS TEMPOS
O Pequeno Colecionador
Você sabia que uma estrela cadente é uma pedrinha em alta velocidade no céu? Vamos relacionar o grande meteorito idealizado pelo artista Marcos Chaves (Risadas Cósmicas) com a obra de Denilson Baniwa, relembrando a carta que o artista uma vez escreveu (Indígenas do planeta Marte com códigos de reconhecimento do planeta Terra). Quais mensagens queremos enviar para seres de outros planetas?
19.11..2022 | 15-17h
ANDANDO NAS NUVENS
O Pequeno Colecionador
Observando as nuvens presentes na obra Lá, de Brigida Baltar, vamos procurar dar forma ao informe. O que você enxerga quando vê uma nuvem no céu? E numa mancha no papel?! Vamos envolver os nossos pés com plástico bolha, pisar na tinta e caminhar sobre o papel criando manchas variadas. Juntos buscaremos identificar nessas manchas alguns objetos ou animais. Com uma caneta preta poderemos contornar ou adicionar elementos para representar o que vemos no papel.
14.1.2023 | 15-17h
UM MUNDO DENTRO DESSE MUNDO
O Pequeno Colecionador
“A obra de Rochelle Costi, além de mudar o tamanho de quem a vê, consegue fazer do visitante um espião, sempre procurando entender por que algo cotidiano, de repente parece extraordinário; ou vice-versa, por que algo estranho se faz parecer normal.” (Buenaventura, J.) Nessa oficina o participante deve manipular sua própria imagem e compor com objetos de seu cotidiano que, durante a atividade, estarão desempenhando novas funções. Brincando com as diferentes escalas e usando a imaginação, criaremos novos mundos.
CONVIDADOS ESPECIAIS
DURAÇÃO: 90-120 MINUTOS
CAPACIDADE: 15-25 PESSOAS
OFICINAS COM ARTISTAS
DURAÇÃO: 45-60 MINUTOS
CAPACIDADE: 10-20 PESSOAS
6.10.2022 | 15h-16h30
BRINCAR AO AVESSO
Rommulo Vieira Conceição
Nesta oficina, será proposta a observação dos elementos do mundo ordinário que foram construídos para outros fins, mas que são subvertidos em brinquedos pelas crianças. Essa observação será feita tendo como base o desenho e a conversa com crianças e adolescentes interessados no tema. Quem conduz a oficina é o artista Rommulo Vieira Conceição, que integra a exposição “Arte é bom”.
15.10.2022 | 15h-16h30
BAILINHO
Beatriz Milhazes
A artista Beatriz Milhazes, que participa da exposição com o grande painel Reiventando bailinho, realizada a atividade educativa Bailinho para crianças, onde a criatividade será trabalhada em um jogo com formas e motivos em ímãs que propõe uma nova maneira de pensar a geometria para as crianças investigarem formas e cores.
19.11.2022 | 15h-16h30
DOBRA, AMASSO, MEMÓRIA
Odaraya Mello
O artista convida as famílias a se relacionarem com o sensível e delicado projeto ambiental de seus búzios de papel, seus Faguns, e a refletir sobre o passado e o futuro através do que fica marcado em nós no presente. Neste encontro vamos ouvir e conversar sobre os poemas receitados enquanto dobramos.
LIVRETO-JOGO
ELABORAÇÃO: ALBERTO DUVIVIER ORTENBLAD, MARIANE KLETTENHOFER E THELMA LÖBEL
O Livreto Educativo da exposição traz informações das obras e dos artistas por meio de uma proposta lúdica desenhada a partir de 2 jogos: A Arte do Encontro e Propostas para Construir ou Imaginar. O primeiro requer no mínimo 3 participantes e busca exercitar a memória, a atenção e a rapidez. No segundo, para exercitar a imaginação livremente, você pode brincar sozinho ou acompanhado. Se arte é bom, brincar com arte é melhor ainda!