top of page

BRINCAR COM ARTE | CACTO DE DEDO

Vamos brincar de fazer arte?! Aprenda a criar cactos de dedo. Inspirada nas obras "Boto" e "Formiga", da série "Mandacaru", dos irmãos Campana, a brincadeira de hoje estimula e introduz as crianças no universo da arte por meio de atividades lúdicas e educativas. Vem brincar com a gente!


Vídeo feito em parceria com @iguatemi com montagem de @gabibernd e locução de #laurachasseraux agradecimentos @fernandolaszlo @chasseraux | artistas @mrheingantz @lucasfazzio | trilha sonora Nils Landgren, Michael Wollny e Wolfgang Haffner, com Lars Danielsson, Lobito, Album 4 Wheel Drive


*


Formiga e Boto, série Mandacaru, 2020

As esculturas Mandacaru são objetos articulados inspirados na natureza, no folclore brasileiro e na própria infância dos irmãos Fernando e Humberto Campana, que faziam brinquedos com plantas encontradas nos arredores de sua casa, no interior de São Paulo. Desenhado com linhas orgânicas, o formato destes brinquedos colecionáveis instigam a imaginação e convidam o pequeno colecionador a fantasiar suas próprias histórias. "A proposta de Mandacaru é revisitar a nossa cultura vernacular e conectar as pessoas com a natureza."


*


Fernando Campana (São Paulo, Brasil, 1961. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil)

Humberto Campana (São Paulo, Brasil, 1978. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil)


Criado em 1984 pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953), o Estúdio Campana é reconhecido por seu design de móveis e peças intrigantes. Atualmente, atua nas áreas de arquitetura, paisagismo, cenografia, moda, além de projetos e comissões especiais.

Há 35 anos o estúdio é reconhecido internacionalmente como pioneiro no design disruptivo. Enraizado na cultura e tradições brasileiras, seu trabalho carrega valores universais na sua essência, como liberdade e dignidade humana, através da busca de identidade a partir de experiências de vida.

Seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza, trazendo não apenas criatividade ao design, mas também características brasileiras — as cores, as misturas, o caos criativo — o triunfo das soluções simples, de maneira artística e poética.

As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de instituições culturais renomadas, como o Centre Pompidou e o Musée Des Arts Décoratifs, Paris, MoMa, Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Vitra Design Museum, Weil am Rhein.

Em 2009, os Irmãos Campana fundaram o Instituto Campana, a fim de preservar sua coleção cada vez maior para as gerações futuras, e promover o design como uma ferramenta de transformação por meio de programas sociais e educacionais.





99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page