BRINCAR COM ARTE | MANDALA DE SEMENTES

Vamos brincar de fazer arte?! Aprenda a criar uma mandala de sementes. Inspirada na obra interativa "Urucum", do artista Alexandre Mazza, a brincadeira de hoje estimula e introduz as crianças no universo da arte por meio de atividades lúdicas e educativas. Vem brincar com a gente!


Vídeo feito em parceria com @iguatemi com montagem de @gabibernd e locução de #laurachasseraux agradecimentos @fernandolaszlo @chasseraux | artistas @mrheingantz @lucasfazzio | trilha sonora Nils Landgren, Michael Wollny e Wolfgang Haffner, com Lars Danielsson, Lobito, Album 4 Wheel Drive


*


Urucum, 2020

A obra Urucum foi criada para refletir sobre a tensão existente na Amazônia, principalmente no que diz respeito ao elevado nível de desmatamento e a desconsideração com as terras indígenas, como se vem praticando no Brasil nos últimos tempos, cada vez mais intensamente.

O artista tem a intenção de ressaltar, através deste trabalho, a importância e a necessidade da conscientização sobre a proteção da floresta e da cultura indígena brasileira.


*


Alexandre Mazza (Ponta Grossa, Brasil, 1969. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil)

As obras de Alexandre Mazza tem como ponto central a pesquisa do olhar. É principalmente através dos objetos que o artista confronta seus espectadores com jogos visuais: com o que se vê e o que se acredita ver, com o que está ali e o que se imagina estar. Indicado ao prêmio Pipa em 2012 e 2014, o artista já apresentou seus trabalhos em exposições no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ), no Centro de Artes Hélio Oiticica, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, entre outros. Suas obras estão em diversas coleções privadas e públicas como a do MAM-RJ e do Museu de Arte do Rio (MAR), 21c Museum Hotels, New York, Yashvi Art Foundation, Borusan Contemporary, Istambul.

Com formação musical, trabalhou durante 18 anos como baixista e compositor. Passou a se interessar pela luz e a eletricidade, e, em 2008, começou a se dedicar somente ao que chama de “multiplicação da luz”, utilizando diversos materiais, tais como espelhos, vidros, metais, lâmpadas, acrílicos e madeira.

"A grande matéria da produção de Mazza é o exercício do olhar como um dos pensamentos do corpo. Aqui, percebemos que se espera que o espectador seja um criador de imagens durante a experiência com os trabalhos de Mazza, deixando o imaginário enfeitiçar a imagem ou sua ausência, gerando encantamento pelo mistério.”





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo