BRINCAR POR UM FIO

Vamos brincar?! As crianças sabem que não é necessário muita coisa para se divertir. Às vezes basta somente um fio! Vamos relembrar algumas brincadeiras? Vem se divertir com a gente!



PULAR CORDA


Ah, como é bom brincar de pular corda! Vocês lembram como é que faz? Dá para brincar sozinho ou em grupo. Na brincadeira coletiva, duas crianças seguram em cada ponta da corda, girando para que a criança que fica no meio possa pular. Em dupla também é possível, basta prender uma das extremidades em um poste ou na cadeira.


Algumas músicas podem ser cantadas para deixar a brincadeira mais divertida:

1. Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores põem a mão no chão. Senhoras e senhores pulam de um pé só. Senhoras e senhores dão uma rodadinha. E vá, pro olho, da rua!

2. Com quem será que a Fulana vai casar: loiro, moreno, careca. cabeludo, desdentado, barrigudo, rei, ladrão, polícia, capitão, mocinho bonito do meu coração, pode pular que é pra já. 1, 2, 3!

3. Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta, fogo, foguinho (Nessa hora quem está batendo deve fazer a corda girar bem rápido)!

4. Coca-cola, pepsi-cola, quantos anos você tem? 1, 2, 3...

Ah! Tem também outras brincadeiras com a corda que são muito legais para fazer em grupo:


cobrinha

Essa diverte até os bem pequenos! Duas pessoas, sentadas no chão, seguram as pontas de uma corda bem comprida, fazendo um movimento de zigue zague sem levantar a corda, como se ela fosse uma cobra se arrastando no chão. As outras crianças devem tentar pular a corda indo de um lado para o outro.


fio elétrico

Nessa brincadeira duas crianças seguram a corda bem esticada, na altura do pescoço. Os outros participantes fazem uma fila e começam a passar por debaixo da corda. Nas rodadas seguintes, a altura da corda vai ficando cada vez mais baixa, tornando mais difícil a passagem por debaixo dela. Não vale engatinhar nem encostar na corda!


relojinho

Para brincar de “relojinho” uma criança deve segurar a corda próximo do chão e girar 360 graus, como se a corda fosse o ponteiro do relógio! Os outros participantes ficam em volta e devem pular quando a corda chegar perto de seus pés. Não pode pisar ou encostar na corda. Se isso acontecer, este jogador será o próximo a girar.


DIVIRTA-SE!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo