top of page

CARIMBANDO COM HERNÁN SORIANO

Hernán Soriano é um artista argentino. Pai de duas meninas, também gosta de inventar jogos e brincadeiras para se divertir com elas. No ano passado apresentou o trabalho La Maquina de Patrones na exposição O Pequeno Colecionador. Uma maleta de carimbos feitos a partir de objetos do cotidiano do artista: uma peça de Lego, um rolete, uma bola de golfe...

Inspirados em seu trabalho, pensamos em uma brincadeira que é fácil de fazer em casa. Um ótimo passatempo para as crianças em quarentena: carimbos caseiros — de quantas formas é possível fazê-los?! Seguem algumas ideias:


1. CARIMBOS DE MACARRÃO

Para brincar de fazer carimbos com macarrão a gente precisa de uma base, que pode ser um pedaço de madeira ou papelão. Depois é necessário escolher o tipo do macarrão: espaguete, ruote, rigatoni... Então colamos na superfície escolhida com cola branca ou cola quente e basta colocar tinta para sair carimbando! Um jeito legal de estudar diferentes tipos de cores e padrões.


2. CARIMBOS DE BATATA

Os carimbos de batata também são simples de fazer. Basta cortar a batata ao meio e esculpir o desenho. As crianças pequenas vão precisar da ajuda de um adulto para manusear a faca. A dica é desenhar com caneta antes de cortar ou usar forminhas de biscoito como base: fincar a forminha na batata e ir tirando as laterais com a faca, fazendo o desenho. Quem quiser pode ainda substituir a tinta por um colorante natural, como a água tingida pela beterraba ao ser cozida ou a diluição de pó de café, canela e açafrão.


3. CARIMBOS DE FRUTAS E FOLHAS

Carimbos com frutas e flores são muito divertidos. É só passar a tinta e carimbar o tecido ou papel. Dão lindas estampas :)


4. CARIMBOS DE ROLHA DE GARRAFA

Estes podem ser feitos esculpidos com uma faca/estilete ou simplesmente funcionam como base para objetos colados. Neste caso a cola quente funciona bem e com imaginação é possível criar inúmeros carimbos diferentes. Nós testamos com objetos que encontramos em casa, na maleta de ferramentas (parafusos, porcas, ganchos, buchas...) e na caixa de costura, como os botões da imagem abaixo:


5. CARIMBOS DE PLÁSTICO BOLHA Estes ficam muito legais quando colados em um rolo, que pode ser aquele de macarrão que usamos para cozinhar ou o rolinho de papelão que fica no centro do papel higiênico, é uma maneira de aproveitá-lo:


6. CARIMBOS DE BORRACHA E E.V.A.

Estes materiais são fáceis de achar em papelarias e lojas que vendem material escolar. São bons porque duram bastante. Para manusear também é fácil, são recortados com tesoura ou estilete. O E.V.A. é melhor de trabalhar quando colado em uma base. Formas simples podem resultar em lindos trabalhos.


7. CARIMBOS DE LINÓLEO (LINOGRAVURA)

Para você que já testou todos os anteriores e quer virar um verdadeiro profissional, pode adquirir uma placa de linóleo e um kit de goivas, ferramentas com pontas diferentes para gravar. Esse tipo de material você encontra no mercado livre ou em casas de material de arte. Parece mais difícil do que é! A placa de linóleo ainda pode ser substituída por linolitio, que é um pouco mais barato, encontrado em lojas de sapateiros. As goivas tem formatos diferentes, podem ter pontas em V, U e navalha para cortes retos. Algumas cavam mais profundo que outras e dão diferentes tipos de acabamento. O melhor é descobrir testando! Quanto mais detalhes, mais lindo fica. Para carimbar utilize um rolinho de borracha e tinta serigráfica.





135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page