top of page

CRIANÇAS DO BRASIL, CRIANÇAS DO MUNDO

Hoje é o dia delas! Ou pelo menos no Brasil é... Nós descobrimos que nem em todos os países do mundo se comemora o DIA DAS CRIANÇAS no 12 de outubro. Fazendo uma pequena pesquisa, vimos que no México, por exemplo, as crianças são homenageadas no​ dia​ 30 de abril. Já em Portugal, no​ dia​ 1º de junho. Na Índia é em 14 de novembro; na Turquia, 23 de abril; na Tunísia, 21 de março; no Japão, 5 de maio...


Então por que nós aqui no Brasil comemoramos no dia 12 de outubro?



Quem instituiu esse dia foi um deputado chamado Galdino do Vale Filho. Ele aproveitou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança que aconteceu no Rio de Janeiro em 1923 para lançar a ideia, e um ano depois conseguiu oficializar a data comemorativa.


Alguns anos depois disso, as crianças do mundo ganharam ainda um outro dia no calendário: o 20 de novembro, que a ONU reconhece como o DIA UNIVERSAL DAS CRIANÇAS. Foi nesta mesma data, em 1959, que a UNICEF oficializou a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA, um dos documentos mais importantes de proteção da infância. Nele se estabelece, dentre diversos outros fundamentos, que toda criança tem o direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

É claro que para que elas possam exercer esses direitos, nós precisamos de representantes que façam valer as leis e a democracia. E com as eleições acontecendo agora, não podemos finalizar esse post sem antes pedir para que os adultos pensem em seus votos com muito carinho, só assim nossas crianças poderão crescer em um país de liberdade, tolerância e respeito de uns com os outros. Façamos isso por elas! FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page