top of page

DICAS DE ATIVIDADES #8 BRINCAR COM PAPEL

CRIANÇAS EM CASA CONECTADAS COM CULTURA

Para tentar trazer um pouco de divertimento para dentro de casa durante essa quarentena, selecionamos dicas que estão disponíveis nas redes para o público infanto-juvenil. Esperamos que goste da programação! Deixe seu comentário no final do post :)


Selecionamos muuuitas brincadeiras diferentes para se fazer com papel, um material fácil de se ter em casa, não é mesmo?! Atividade perfeita para essa quarentena! Difícil é saber por onde começar. São muitas as opções. Depois conta para a gente qual gostou mais?! Boa diversão!

MARION PINAFFO E RAPHAEL PLUVINAGE

Essa dupla de designers franceses tem muita imaginação. Nós somos super fãs do trabalho deles! Para conhecer, acesse o site AQUI, tenho certeza de que vai pirar nas coisas que esse casal faz! O projeto mais conhecido talvez seja o Papier Machine: um livro impresso em serigrafia com tintas especiais, que têm uma fórmula elétrica em sua composição. Reúne 14 jogos que são feitos a partir de recortes e dobras. Com o auxílio de pequenas baterias (que já vêm inclusas no livro) é possível criar brinquedos muito especiais. No portifolio deles tem também um trabalho que pareceu fácil de a gente reproduzir em casa. Utilizando apenas rolinhos de papéis coloridos e barbante, eles montam grandes estruturas, veja só:

imagem: @marionpinaffo (instagram)


Será que você consegue copiar alguma dessas na sua casa? E inventar uma nova?? Manda foto do que conseguiu fazer para a gente ver!



MADE BY JOEL

Joel Henriques é um artista e designer americano. Ele fundou esse site AQUI com o intuito de compartilhar projetos artísticos para crianças e educadores. Ele incentiva todos, independentemente de meios econômicos, nível de habilidade ou idade, a participar do processo criativo. Adoramos a brincadeira do passarinho que bate as asas (veja AQUI) e do pica-pau que desce o barbante (AQUI). Mas as atividades não são só de pássaros, não! Tem muita coisa diferente no site dele. Tudo gratuito. Fácil de aprender olhando os vídeos. Veja só o exemplo abaixo, que divertido:


MACACO MICO

Essa marca de brinquedos surgiu com uma coleção deles feita todinha em papelão. Hoje possui brinquedos produzidos também em madeira ou tecido e, com a quarentena, passou a disponibilizar atividades para as crianças fazerem em casa. Cada dia tem uma brincadeira nova para ser impressa através do site, que pode ser acessado AQUI. Na imagem abaixo estão os exemplos dos brinquedos que voam: coruja, semente, helicóptero e nave espacial. São os nossos prediletos! Para brincar junto com os aviões de papel deste outro post AQUI!



THE TOY MAKER

Este site também disponibiliza brinquedos de papel para serem impressos em casa. As ilustrações são muito lindas, têm uma cara, assim, de antiguinhas, sabe?! Confira AQUI.



ORIGAMI

Muitas pessoas já ouviram falar do origami, uma técnica secular de dobrar papel, criada lá no Japão. Quem pratica sabe que no origami não se pode cortar nem colar o papel. Tudo o que se cria sai somente de dobras, o que o torna ainda mais fantástico! Há verdadeiros mestres, como Akira Yoshizawa (1911-2005) que diz ter criado mais de mil modelos diferentes!


Talvez a dobra mais conhecida mundialmente seja a do tsuru (pássaro). Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil tsurus terá um pedido realizado. Vamos tentar?! Segue abaixo o vídeo ensinando como fazer:



HARUKI NAKAMURA

Uma variação do origami é o karakuri kirigami :


Feitos também a partir de dobras de papel, estes se mexem com um simples toque, parece mágica! Um mestre nessa arte é o Haruki Nakamura. Ele vende alguns modelos no site dele, esse AQUI, mas só entrega no Japão... Aqui no Brasil a gente pode adquirir seu livro através desse link AQUI ou acessar o seu canal do youtube para se inspirar, o girigiriou (AQUI).


Aliás, foi o que fez a Jennifer, do canal @jennifermaker. Inspirada pelo vídeo do "pinguim-bomba", ela acabou por criar um também. Não é igual ao do Nakamura, mas parece que funciona! Ela deixa gratuitamente no site dela um tutorial de como fazer. Apesar de ser em inglês, é possível seguir as fotos e os vídeos mesmo sem falar a língua. Veja AQUI se consegue confeccionar o seu e depois conta para a gente :) POSTS RELACIONADOS:






328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page