PLAYGROUND

Sabemos que a brincadeira não acontece somente dentro de casa. Como são os espaços de brincar na sua cidade? A experiência da pandemia de COVID-19 nos fez perceber, de maneira ainda mais contundente, a importância dos lugares de convivência e da presença do outro. A partir desse contexto, O Pequeno Colecionador se debruçou a pensar sobre os locais de encontro das famílias, seja no meio urbano, em praças e parques, como em outros lugares de convívio que se mostraram tão essenciais para a sociabilização das pessoas e o desenvolvimento das crianças.

Assim, em 2022, 6 artistas foram convidados a recriarem brinquedos tradicionais de parquinhos infantis: Ana Maria Tavares, Artur Lescher, Raul Mourão, Rochelle Costi, Rommulo Vieira Conceição e Sandra Cinto apresentaram projetos inéditos que exploravam pontos de intersecção entre a escultura e o brinquedo, fazendo uma investigação sobre a função da arte e seus desdobramentos enquanto interação coletiva.


Em 2024, dois destes projetos viraram realidade e passaram a ocupar o jardim do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Um espaço livre, gratuito, central, de fácil acesso, aberto 24 horas para o público se divertir com arte sempre que quiser!
Atualmente muitos outros artistas, nacionais e internacionais, integram o nosso portfólio de brinquedos de parque. Conheça:

Também criamos projetos de parque site-specific, como o da Praça Leonardo da Vinci, localizada na cidade de Água Preta, no interior do estado de Pernambuco, pertinho da Usina de Arte. Inspirada na genialidade do polímata renascentista, a praça hoje abriga brinquedos-esculturas concebidos pelo artista brasileiro Narcélio Grud, cujas obras transformam movimento, curiosidade e interação em experiências criativas.











